Dor no pescoço?

A queixa de dor no pescoço, ou cervicalgia, é muito comum nos tempos atuais, principalmente para pessoas que trabalham com computador ou que passam muito tempo com seus celulares e smartphones.  Muitas pessoas procuram o Método Pilates como alternativa de tratamento, e com excelentes resultados.

A dor cervical pode ter duas origens bem distintas: a traumática, que tem relação com quedas, golpes na cabeça ou lesão em chicote,  e a funcional, ocasionada por lesões por esforço repetitivo, desequilíbrio muscular, hérnia discal e postura inadequada. A má postura é a principal fonte de dor, especialmente quando associada à atividades que exigem esforços estáticos e de baixa carga na coluna cervical e nas escápulas, como por exemplo, assistir um filme na tela do seu tablet.

Veja no desenho abaixo qual a sobrecarga imposta à sua coluna cervical, conforme a sua cabeça inclina-se para frente:
cervical 1

Imagem:Internet

O Método Pilates é uma excelente escolha de tratamento, principalmente, por restabelecer um equilibro muscular, por melhorar a postura, o controle muscular e consequentemente a consciência corporal.

Deixamos aqui algumas dicas de como lidar melhor no seu dia-a-dia com as sobrecargas impostas aos seus ombros e pescoço:

1) Quem trabalha com o  computador deve fazer pausas em intervalos para movimentar a cabeça e os ombros. Alongamentos são muito bem vindos.

2) Ajuste a tela do seu computador, de forma que que você não precise inclinar a cabeça para baixo para enxerga-la. Lembre-se que quanto mais inclinada a sua cabeça, maior o peso a ser sustentado.

3) Atenção à sua postura! Para saber se a cabeça está no alinhamento correto, verifique se o lóbulo da sua orelha está alinhado com o seu ombro. Consciência corporal é a chave do tratamento!

Lembramos que antes de propor qualquer tratamento, uma rigorosa avaliação para compreendermos a origem da dor é necessária. Mesmo as alterações posturais podem estar comprometendo outas estruturas como articulação temporo-mandibular (ATM), escápulas, ombros, costelas, e até mesmo o sistema nervoso periférico.

Agende sua avaliação com a nossa equipe de fisioterapeutas e venha fazer Pilates com a gente!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s